FORMAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO DE MONITORES
(CURSO)

          1. OBJETIVO
          Criar condições para que os treinandos sejam capazes de elaborar planejamento de aprendizagem e executar com levado nível de eficiência atividades de monitoria em curso e eventos de transmissão de conteúdos de conhecimento do setor público ou privado

          2. PÚBLICO-ALVO
          Instrutores, monitores ou pessoas que tenham interesse de participar de ações de aprendizagem

          3. CARGA HORÁRIA
          A ser definida em função do aprofundamento dos conteúdos, das necessidades e grau de conhecimento da clientela.

          4. METODOLOGIA
          Interativa que privilegia a pesquisa, a reflexão, a discussão e análise dos conteúdos apresentados, trabalhos grupais e individuais com simulação de atividades de ensino/ aprendizagem.

          5. RESULTADOS ESPERADOS
          Socialização e uniformização dos conteúdos, bem como a elevação do nível de eficiência no planejamento, execução e avaliação de atividades didático--pedagógicas

          6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
          O Papel do Instrutor, Monitor ou Professor;
          Dimensões do Processo Ensino/Aprendizagem;
          Planejamento de Ensino;
          O Processo de Ensino/Aprendizagem;
          Objetivos do Ensino;
          Elaboração e Análise de Conteúdos Programáticos
          Técnicas de Ensino
          Recursos Instrucionais
          A informática como instrumento de auxílio da aprendizagem
          Facilitação de Processos Grupais

          7. MATERIAL INSTRUCIONAL
          Será fornecido a cada participante material instrucional específico ativo de aprendizagem

          8. DESENVOLVIMENTO
          As ações didático-pedagógicas serão discriminadas no “Planejamento da Aprendizagem”, de forma seqüencial e cronológica, destacando-se as seguintes etapas:
          8.1. Apresentação dos objetivos do curso
          8.2. Estabelecimento de Contrato Psicológico entre instrutores e treinandos
          8.3. Aula expositiva (primeira)
          
Os participantes serão informados de que deverão preparar uma aula expositiva, com duração de no máximo de 10 minutos, na primeira sessão do Curso. O tema deverá centrar-se no conhecimento do treinando.

          9. EQUIPAMENTO INSTRUCIONAL
          1 retroprojetor
          1 filmadora
          1 video-cassete
          1 aparelho de televisão
          1 Microcomputador, acompanhado de canhão e impressora
          1 álbum seriado (flip chart)
          1 quadro de giz

          10. PRODUTO FINAL
          O participante receberá a fita de vídeo contendo toda a sua participação, para orientação em participações futuras.

          11. BIBLIOGRAFIA
          Por que Falham os Professores. J. Lembo - Editora Pedagógica e Universitária - São Paulo-1975.
          Objetivos do Ensino: Fundamentos e Uso. Prof. José Florêncio Rodrigues Jr. . Editor UNB
          Técnicas de Ensino.
          Textos e Apostilas.
          Didática - Uma Introdução . Imídio G. Nérici. Atlas. 1986.

          12. FORMA DE CONTRATAÇÃO
          Inexigibilidade de Licitação prevista no inciso II, do art. 25, combinado com o inciso VI do art. 13, da Lei nº 8.666/93 - Decisão nº 439/98- TCU Plenário. DOU de 23.07.98

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